06 novembro, 2013

Dúvida Cruel: Como lidar com a timidez?

Oii meninas (olha, o clássico "Oii 
meninas" está de volta...! ;D haha)! 
Embora o blog não seja de conselhos, relexões, auto-ajuda, ou coisas do tipo (pois não sou muito boa com conselhos; blé), resolvi falar de uma coisa bem diferente do que estão acostumadas... 
O tema da Dúvida Cruel de hoje é timidez. Eu, que já fui uma pessoa super tímida, pensei que seria uma boa oportunidade de ajudar as meninas (e meninos, né) que são como eu *era*. 
Achei num livro (que eu lia quando era menor, "O Livro das Meninas Fabulosas", mas que guardo até hoje, porque tem várias coisas que dá pra por em prática ainda, huehe) algumas diquinhas de como lidar com ela, e resolvi colocar aqui no DT.

Mas primeiro, vou falar sobre como eu consegui lidar com minha timidez (estou evoluindo, haha). 
1. Redes sociais: Claro que não converso com pessoas de outra parte do mundo, mas gosto de conversar com pessoas da escola. Aquelas que ficam no seu chat por nada, porque você provavelmente não iria falar com elas nunca :P (sorry pessoas que eu converso hoje. Vocês eram assim). Mas atenção: converse com uma pessoa que você pelo menos já deu um oi, ou já viu várias vezes, que seus amigos conheçam, ou algo do tipo. Nada de puxar assunto com quem você nunca viu na vida, mesmo que seja da sua escola. 

2. "Talento": Pus entre aspas porque não consegui achar uma palavra que resumisse bem o que eu vou falar nesse item, já que é sobre o Carol e Bela Covers, página que já falei aqui pra vocês no blog. Eu e a Bela, dona do Fashionistas Virtuais, gravamos covers de vários artistas, atendendo á pedidos de várias pessoas. Dêem uma passadinha na nossa página, haha: www.facebook.com/carolebelacovers

Bom, acho que foi isso. Agora vamos ver o que o livro tem pra nos dizer? 

1. Quando você começar a se sentir nervosa, respire profundamente algumas vezes e dê uma volta. Controlando sua respiração, você se sentirá mais calma. 

2. Levante-se com a postura reta, os ombros para trás e os braços ao lado do corpo. Isso fará com que você pareça e se sinta mais confiante. Tente não cruzar os braços ou ficar inquieta, isso passa uma impressão de nervosismo ou até mesmo mau humor. 



3. Sorria - mesmo que você não esteja com tanta vontade para isso. Isso mostrará às pessoas que você está feliz por estar lá e que é uma pessoa divertida pra se ter como companhia. Não sorrir, ou mesmo franzir a testa, pode fazer você parecer chateada ou arrogante. Isso impedirá que se aproximem para conversar com você. 





4. Converse com alguém. Isso pode parecer impossível, mas a única maneira de vencer seus medos é enfrentando-os. Procure alguém que pareça tão tímido quanto você. Ao fazer o favor de deixar uma pessoa tímida mais tranquila, você se sentirá mais confiante. Você pode até mesmo fazer um (a) novo (a) amigo (a). Para exercer melhor essa dica, achei, no mesmo livro, dicas de como conversar com as pessoas, e as coloquei aqui pra vocês:


 

  • Lembre-se sempre que as conversas são entre duas pessoas (ou mais). Tente não se deixar levar pela empolgação falando sobre si mesma ou suas opiniões. Pergunte à outra pessoa o que ela pensa a respeito de um determinado assunto. 
  • Preste atenção no que as pessoas dizem. Isso demonstra interesse por elas.
  • Chame-as pelo nome quando falar com elas.
  • Faça contato visual de forma que você foque a sua atenção na pessoa com quem está conversando em vez de ficar olhando para os lados. 
  • Faça perguntas como "O que", "Onde", "Qual", ou "Quem", pois elas exigem respostas longas e isso ajuda a começar uma boa conversa. Evite iniciar perguntas com "Você é" ou "Você faz", já que poderá receber apenas respostas como "Sim" e "Não". 
  • Não interrompa. Isso pode fazer a pessoa perder o fio da meada que estava dizendo ou ela pode pensar que a conversa está entediante. 

Para ter boas conversas, uma outra dica é perguntar coisas como: 



  • Família - todo mundo vem de algum lugar. Pergunte se a pessoa tem irmãos ou irmãs e se eles são mais velhos ou mais novos. 
  • Ocupação - todo mundo se ocupa com alguma coisa durante o dia. Pergunte o que a pessoa estava fazendo antes de vir para o evento ou o que ela normalmente não estaria fazendo se não estivesse lá. 
  • Recreação - todo mundo gosta de fazer alguma coisa em suas horas livres, seja assistir ao programa favorito na TV ou andar de bicicleta. Perguntar sobre o que a pessoa faz nas horas livres fará vocês conversarem sobre as coisas que mais gostam de fazer. 
  • Educação - todos vocês, provavelmente, já frequentaram ou frequentam uma escola. Pergunte onde a pessoa estuda e quais são suas matérias preferidas.
Bom meninas, o post de hoje foi maiorzinho mesmo, mas espero que tenham gostado. Beijão! <3




4 comentários:

  1. Oi! Sou um menino do seu colégio, e estava interessado em puxar assunto com você, mas eu nunca te dei um "oi" ou coisa do tipo. O que eu deveria fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Hm... Bom, você já me viu e eu provavelmente já vi você (né?), então pode puxar assunto! Vai ser super legal conversar com você, sério! <3

      Excluir
  2. Sim, já nos vimos, mas duvido que lembre de mim, até porque somos de intervalos diferentes, então só te vejo na segunda e na sexta. E também, sou muito tímido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, ás vezes eu lembro, né?! Não precisa ser tímido, sério! Esse post é pra você, hein?
      Quanto aos horários, não se preocupe, pode me chamar no fb também :)

      Excluir

Oi! Obrigada pela visita! Comente aqui o que achou do post, bem como suas dicas, sugestões, e pedidos. Beijinhos!

!-- jQuery -->